Cidade do Vaticano, 21 de Março de 2014 (Zenit.org)
Se um cristão não é humilde e não reza, ele corre o risco de se apropriar da palavra de Deus e utilizá-la para o que lhe convém, disse o papa Francisco na homilia de hoje, em sua missa cotidiana celebrada na Casa Santa Marta. O papa falou inspirando-se na leitura do Evangelho: era a parábola dos vinhateiros homicidas, que, primeiro, assassinam os servos e, por último, o filho do dono da vinha, pensando em se apropriar da herança. Quem escuta essa parábola de Jesus são os fariseus, os anciãos e os sacerdotes, a quem, explica o papa, Ele se dirige para mostrar “o quanto eles decaíram por não ter o coração aberto à palavra de Deus”.
“Este é o drama daquela gente, mas também o nosso! Eles se apropriaram da palavra de Deus e transformaram a palavra de Deus em palavra deles, de acordo com os interesses deles, com as suas ideologias, com as suas teologias... mas a serviço deles. E cada um a interpreta conforme a própria vontade, conforme o próprio interesse. Este é o drama daquele povo. E para conservar aquilo, eles assassinam. Foi isto o que aconteceu com Jesus”.
E o papa prossegue: “O chefe dos sacerdotes e dos fariseus, ao escutar a parábola de Jesus, entendeu que ele falava deles. Por isso, eles tentavam capturá-lo e matá-lo”. Desta maneira, afirma o papa, “a palavra de Deus está morta, aprisionada, o Espírito Santo fica enjaulado nos desejos de cada um deles”. E é isto o que nos acontece, diz o papa, “quando não estamos abertos à novidade da palavra de Deus, quando não somos obedientes à palavra de Deus”.
“Entretanto”, prossegue Francisco, “há uma frase que nos dá esperança. A palavra de Deus está morta no coração dessa gente e pode morrer também no nosso! Mas ela não se esgota, porque está viva no coração dos simples, dos humildes, do povo de Deus. Eles tentavam capturá-lo, mas tinham medo da multidão do povo de Deus, porque ela o considerava um profeta”.
“Aquela multidão era de gente simples, que seguia Jesus porque as coisas que Jesus dizia faziam bem ao coração de todos eles, aquecia o coração deles. Essa gente não tinha se enganado. Eles não usavam a palavra de Deus para a sua conveniência: eles ouviam e procuravam ser melhores”.
E o papa se interroga: “O que podemos fazer para não assassinar a palavra de Deus? Para ser dóceis e não enjaular o Espírito Santo?”.
“Duas cosas simples”, responde Francisco. “A atitude de quem quer escutar a palavra de Deus é, em primeiro lugar, a humildade; em segundo lugar, a oração. Aquela gente não rezava. Não sentia necessidade de rezar. Eles se sentiam seguros, fortes, deuses! Humildade e oração: é com a humildade e com a oração que nós vamos em frente para escutar a palavra de Deus e obedecer a ela. Na Igreja, humildade e oração, para não nos acontecer o que aconteceu com aquela gente: não assassinemos a palavra de Deus, para transformá-la numa palavra que nós achamos que é a palavra de Deus, mas que foi totalmente alterada por nós”.
E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.
ResponderExcluirAtos dos Apóstolos 13:42 então o que lemos é que os gentios rogaram ao apóstolo Paulo que ele voltasse no próximo "sábado", para que ele falasse das maravilhas das boas novas. Então Paulo estava, longe de Jerusalém falando de Jesus no sábado.
E segundo textos históricos, a guarda do domingo foi uma conveniência, pois a cristianismo estava se tornando a religião dos romanos, mas muitos romanos seguiam um tal de deus Mitra, cujo dia sagrado era o domingo e cujo dia do ano era o 25 de dezembro, então para facilitar a conversão dos mitraístas ao cristianismo, começaram a compará-lo a Jesus: http://www.infoescola.com/religiao/mitraismo/
ResponderExcluire também outro link que fala do mitraísmo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitra%C3%ADsmo
ResponderExcluirAh, no vídeo há algo que fala que os adventistas estão errados porque comparam a morte como um sono, porém há 6 textos entre o velho e o novo testamento que afirmam que quem morre não vai imediatamente para o céu e sim, fica como se estivesse dormindo, até que Jesus volte e todos que morreram em Cristo ressuscitarão e subirão ao céu com Ele. O próprio Jesus ressuscitou e só depois subiu aos céus.
ResponderExcluir